Denúncia ambiental


Espaço reservado para matérias, reportagens, entrevistas e denúncias socioambientais relacionadas a Porto Seguro, todo o Extremo Sul da Bahia e Brasil 

 

 

Denúncia: Morador flagra esgoto sendo despejado no Rio Buranhém

Publicado em 27 / 04 / 2016 às 17h08
Por Redação RADAR 64
Foto: Internauta / RADAR 64, por meio do WhatsApp 
Embasa garante que local é de emissão de efluente tratado.

Mais um descaso em relação à situação do Rio Buranhém é denunciado pela comunidade da Ilha do Pau do Macaco, em Porto Seguro. De acordo com informações de um morador do local, que prefere não se identificar, há anos o esgoto é jogado diretamente no rio sem tratamento. “A cor da água que sai da tubulação e o odor não podem ser de um esgoto tratado como afirma a Embasa”, destaca o morador.

Nas fotos enviadas por ele ao RADAR 64 é possível ver uma água com uma coloração esverdeada saindo da tubulação. “O local onde foi instalada a tubulação é conhecido como fazenda do Valtinho, na outra margem do rio fica a Ilha”, explicou o morador.

Segundo o denunciante, os moradores da ilha já não podem tomar banho no rio próximo ao local onde é jogado o esgoto porque sentem coceiras e irritações na pele. “A maioria dos moradores da ilha são agricultores e pescadores. São famílias ribeirinhas que não podem mais utilizar as águas do rio para irrigar suas plantações. Mandei fazer uma análise do PH da água e deu alto, não podemos utilizar essa água para nada”, declarou o morador, afirmando que várias denúncias já foram feitas, mas que até o momento nenhuma providência foi tomada.

EMBASA NEGA

A assessoria da Embasa informou que a denuncia não precede. De acordo com informações da empresa estatal, a tubulação é de emissão de efluente tratado. “Não há contaminação”, garantiu a assessoria.

Já a coordenadora regional do Inema, Patrícia Alves Neves, disse ao RADAR 64 que não há registro de nenhuma denúncia sobre essa situação.

Foto: Internauta / RADAR 64, por meio do WhatsApp
É possível ver uma água com uma coloração esverdeada saindo da tubulação

ATRAÇÃO TURISTICA?

Apesar da Ilha do Pau do Macaco ser apontada pelo site como um dos passeios turísticos realizado por quem percorre o Rio Buranhém, o morador afirma que nenhum turista visita o local. “Além de o acesso ser difícil, as águas estão contaminadas. Ninguém quer vir aqui não”, lamenta.

O Rio Buranhém corta os estados de Minas Gerais e da Bahia. Ele nasce na Pedra do Cachorro, na serra dos Aimorés, em Santo Antônio do Jacinto (MG) e tem sua foz no Oceano Atlântico, em Porto Seguro. Conhecido também como Rio do Peixe, suas águas abastecem Eunápolis.

 

Fonte: texto integral retirado do http://radar64.com/noticia/morador-flagra-esgoto-sendo-despejado-no-rio-buranhem_31692.html

 

Denúncia: A cultura da superioridade humana é insustentável em muitos pontos e a reportagem sobre a morte de gatos em Ribeirão Preto - São Paulo, confirma essa hipótese.

Entrem no link abaixo e se informem sobre o que está acontecendo com os felinos na região mencionada. 

 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/07/1787865-em-menos-de-um-mes-40-gatos-sao-achados-mortos-em-ribeirao-preto.shtml

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
Portal ambiental  (05-11-2016)
A Voz dos Bichos  (04-11-2016)
Artigos ambientais  (10-08-2016)
ENEM ambiental  (12-07-2016)
Notícias ambientais  (12-07-2016)
Denúncia ambiental  (12-07-2016)
Case Sustentável  (12-07-2016)
Imagens ambientais  (12-07-2016)
Poética ambiental  (12-07-2016)
Subsídio Câmara
Vereador deve ter subsídios aumentados em Porto?
Não
Sim
Talvez
Situação insustentável
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (18 votos)




ONLINE
1